? E eis que trazemos a foto com o resultado do processamento de chá que a Yuri fez ontem aqui na Escola de Chá®. A primeira colheita da primavera coincidiu com a primeira colheita do cultivar japonês Sayama Kaori que temos em nosso jardim e finalmente alcançou a maturidade de produção. Outro novo desafio foi o estilo do chá escolhido: um sencha japonês.
? Este experimento visa praticar aprendizados passados, dos quais destacamos:
– a imersão na cultura do chá japonês, enriquecida pelo O-Cha Festival (@world.ocha.festival2022) repleto de atividades interessantíssimas sobre o tema;
– o domínio técnico do chá em questão, complementado pelo Shizuoka Tea Study Program (do @worldgreenteaassociation) que nos ofereceu a visitação em diferentes plantações e fábricas de chás japoneses;
– e, por fim, os estudos diários que objetivam o aperfeiçoamento contínuo – sem toda essa busca, este chá (do cultivo ao processamento) não seria possível. É o primeiro de muitos testes neste estilo.
? As três primeiras imagens deste sencha mostram como foi seu processamento manual, conhecido como temomi (手揉み, enrolado à mão). Ele possui em média 9 passos executados de forma contínua. Em nosso experimento, a Yuri inicou o processo às 9h e terminou às 21h.
? Quer entender a complexa dinâmica dos processamentos de chá? Conheça a formação de Especialista em Chá – Nível 3 da Escola de Chá®, clique aqui!
0 respostas em "Processamento de Chá na ECE - Sencha Japonês"