Sobre a Escola

Conheça a nossa história – 12 anos dedicados à educação do chá no Brasil

O interesse pela cultura dos chás especiais vindos da Camellia sinensis é recente em nosso país. Esta bebida que marca as tradições mais antigas da humanidade é tema principal do nosso trabalho, cuja cronologia pode ser vista abaixo:

2007 "Um começo movido pelo amor à bebida"

Yuri Hayashi, por descendência familiar, cresceu acompanhada por uma xícara de chá. Mas foi em 2007 que ela decidiu começar a escrever seu amor por esta bebida, criando o blog Chá e Poesia, amadurecido no “Chá, Arte e Vida!”, uma das únicas publicações nacionais da época a tratar amplamente sobre cultura do chá, divulgando seus estudos.

2013 "Nasce a Escola de Chá Embahú"

Com um sucesso promissor, este trabalho ganhou nome oficial – Escola de Chá Embahúa primeira instituição de educação do chá no Brasil, se dedicando exclusivamente e com espaço físico específico para este trabalho. Um projeto que somente se sustentou graças às mudanças citadas: a vida simples na zona rural viabilizando um microempreendimento de cunho educacional. Um comprometimento corajoso com ambições nitidamente além dos ganhos pessoais. E foi ali, no “pé da montanha”, que a Escola começou a formar profissionais e apaixonados por chá, atraindo alunas e alunos de todo o país (e países vizinhos também!).

2010 "A mudança que possibilitou tudo"

A transição de vida da cidade grande para o campo foi um marco na trajetória de Yuri. Uma transformação que aliou o estilo de vida em meio à natureza com um melhor equilíbrio de seu próprio tempo, potencializando o aprofundamento na cultura do chá. Foi uma questão de tempo para que Yuri começasse a ministrar pequenas aulas compartilhando a sua paixão.

DIAS ATUAIS

A Escola se tornou referência de qualidade através de valores como profissionalismo, ética e consistência, juntamente com parceiros de longa data. O trabalho ano após ano consolidou uma completa grade de formações, entregando experiências tanto presenciais quanto em sistema próprio de EAD, incluindo a ampliação de espaço afim de oferecer uma imersão de conhecimento sem precedentes, a nível continental. Hoje, a experiência de estudar, conhecer a planta, colher e processá-la, praticar seu preparo multiétnico, exercitar um complexo sensorial e muito mais, existe em um lugar único: a Escola de Chá Embahú. O lugar para a sua capacitação no mercado de chá atual.

Compromisso com a evolução do mercado de chá brasileiro

A concepção de eventos como a Rota do Chá em Registro, o concurso Melhores Chás Brasileiros e a Semana da Cultura do Chá no Brasil – evidenciam um compromisso de grande mobilização e abrangência. Se a origem geográfica é tão importante em nossos estudos, a Escola mantém sua integridade disseminando e valorizando a história ao nosso redor, desde os nossos princípios.

São Bento do Sapucaí
A CASA DA ESCOLA DE CHÁ

Estância Climática São Bento do Sapucaí é uma pequena cidade no interior de São Paulo, na divisa com Minas Gerais. A Escola situa-se aos pés do Monumento Natural Pedra do Baú, grande atrativo da região e expoente da Serra da Mantiqueira. Aqui é um lugar de muita natureza, paz, comidas típicas e um povo acolhedor.

Em 2019, nos arredores da Pedra do Baú, Yuri Hayashi reconheceu uma plantação de chás da Camellia sinensis, de árvores antigas. Elas foram cultivadas há muitos anos atrás ainda na época que o parque era mantido por uma fundação particular. A região abriga outros chazais, também com árvores antigas, que contribuem com a história do chá no Brasil.

VENHA SE ENCANTAR!

A Escola de Chá Embahú é muito mais que um lugar de aprendizado, é um convite a transformação pessoal. Estamos diante de um verdadeiro patrimônio cultural.

Yuri Hayashi,

É Pesquisadora Especialista em Chá e fundadora da Escola de Chá Embahú®, sendo a principal Instrutora da instituição. Em 2007 iniciou seus estudos na área e sua atuação na educação começou em 2013, tornando-se referência de mercado pela sua qualidade de ensino e dedicação exclusiva ao tema. Em sua trajetória, destacamos:

– Criadora da Rota do Chá em Registro em 2016;
– Criadora do Concurso Brasileiro de Chás em 2017;
– Diretora Geral da Semana da Cultura do Chá no Brasil, criada em 2022;
– Membro Especial da World Green Tea Association, Japão;
– Formada pelo Shizuoka Tea Study Program em Shizuoka, Japão;
– Formada em Tea Art pela Mestra Yin Na, Chongqing, China;
– Sócia-fundadora da Abchá – Associação Brasileira do Chá;
– É Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância;
– Neste momento, escreve um livro sobre a História do Chá no Brasil.

Há algum tempo, ela pesquisa e escreve um livro sobre a história do chá no Brasil, realizando um trabalho investigativo.

A Yuri é um Membro Especial na World Green Tea Association (Associação Mundial do Chá Verde, Japão) desde 2019.

Yuri Hayashi

Ela participou do O-CHA Fest 2019, em Shizuoka (Japão), palestrando sobre o chá brasileiro a especialistas do país e ao cônsul brasileiro.

Yuri possui formação em “Tea Art” na China, concedida pela Mestra Yin Na, especialista sênior pelo governo do país.

É sócia-fundadora da ABChá – Associação Brasileira do Chá e associada (individual) da Associação Brasileira de Educação a Distância.

Visitações internacionais em plantações de chá:

Yunnan, China
Anhua, China
Hangzhou, China
Wuyishan, China
Shizuoka, Japão
Quioto, Japão
Ascona, Suíça
Soerendonk, Holanda
Verbania, Itália
Colônia, Alemanha

Cláudio Brisighello,

É o administrador da Escola de Chá Embahú® e desempenha diversas funções essenciais para o dia a dia da instituição, pesando sobretudo no direcionamento deste trabalho. Sua atuação inclui:

– Analista de Sistemas, sua antiga área de atuação com longa experiência de projetos críticos na área de TI/Telecom. Nosso site (EAD) é totalmente administrado por Cláudio e Yuri;
– Instrutor nas aulas de chá e culinária, combinando técnicas gastronômicas com a bebida;
– Atendimento ao público, lidando com as demandas de alunos e clientes;
– Produção audiovisual (fotografia e vídeo) auxiliando nos conteúdos para mídias sociais, EAD e outros materiais institucionais;
– Suporte nas tarefas práticas, como durante aulas e palestras, demandas logísticas ou operacionais.
Preparo de chá gaseificado para workshop na Japan House
Organização da Rota do Chá em Registro. Foto: Lina Reis
Preparos culinários para a formação Especialista em Chá – Nível 2
Visitando plantações de chá em Shizuoka, Japão
Aula de “Chá como Ingrediente” para a formação Especialista em Chá – Nível 2
Conhecendo as plantações de chá em Hangzhou, China

A Escola de Chá se consolidou através de um trabalho contínuo, ético e acessível. Seja lá qual for a sua relação com o chá, de curiosos a entusiastas, de futuros empreendedores a grandes empresários, incentivamos o seu caminho do chá, além de envolvê-los de forma técnica, cultural e histórica, fazendo desta jornada uma valiosa transformação pessoal.

Escola de Chá® Embahú por Yuri Hayashi - Educação e serviços voltados ao chá especial. Todos os direitos reservados.

Menus de configuração no Painel de Administração