Olá, pessoal!
2023 chega ao seu fim. O fim de um ciclo é sempre uma boa desculpa para fazermos aquele balanço anual. Neste e-mail, gostaria de sugerir um novo olhar sobre como avaliar o seu ano, seguindo inspirações do oriente, para um próspero recomeço.
Vocês sabiam que no Japão e China, importantes países produtores de chá, o ano novo se volta à espiritualidade e celebração da hereditariedade além das comemorações usuais? Ele geralmente é comemorado na primavera quando há um período fértil para a agricultura – na China se mantém assim até hoje e no Japão, o Ano Novo (Shōgatsu) teve a data adaptada junto à nossa – é o feriado mais importante do país.
Após as confraternizações familiares, no primeiro dia do ano é comum ver os templos lotados, com todos agradecidos pelo ano que passou (independente de como ele foi), fortalecendo seus desejos de prosperidade para o próximo ano. Isto tudo providos de chá, comidas especiais e amuletos tradicionais, todos carregados de muitas simbologias.
– Na foto vemos o Omikuji uma espécie de oráculo japonês que traz no papel a sorte de uma pessoa e hoje é utilizado muito durante o ano novo em templos no Japão. Ele pode revelar boa ou má sorte. No caso do segundo, você deve pendurar o papel em lugares especiais para que a má sorte vá embora – os papéis ficam perto dos monges que farão suas orações de prosperidade!
Com isso em mente, eu lhes convido a respirar fundo para revisitarmos 2023:
– Primeiramente, concentrem-se na parte boa de todos os acontecimentos – se não conseguimos ter tudo o que queríamos, com certeza há boas lições nas adversidades;
– Comemorem suas conquistas mas nunca esqueçam que há espaço para melhorarmos sempre – alguns indicadores apenas apontam que caminhamos no bom caminho;
– A correria fez muitos compromissos serem adiados para o próximo ano – encarem isso como um desafio de força de vontade e não desista deles: comece aquele livro que ficou na estante, resolva aquele relacionamento “ponta solta”, inicie aquele projeto que está no rascunho do celular e assim por diante! – é sempre importante fechar todo ciclo iniciado para termos espaço para os próximos que virão, afinal, eles nunca param de vir;
– Não esqueçam de agradecer àqueles que vieram antes de nós e são as raízes das árvores das quais colhemos os frutos nos dias atuais;
– E, por fim, lembrem-se que um recomeço pode ser feito em um dia qualquer… mas aproveitem toda a sinergia que a maior parte do mundo passa de forma conjunta nesta data para alavancar seus melhores sentimentos. Cuidem-se internamente e todo o restante será consequência.
Eu e o Cláudio (também fundador da Escola) queremos agradecê-los pela companhia e apoio em mais um ano. Desejamos um 2024 repleto de inspirações que te façam bem e te guiem para caminhos com feitos de intenção. ??
Yuri Hayashi
FUNDADORA ESCOLA DE CHÁ EMBAHÚ®
P.S. – E não esqueçam de colocar na sua lista de afazeres para 2024: tomar mais chá. ?
0 respostas em "Retrospectiva 2023 / Agenda 2024 - preparem-se!"